Renan afirma que inovação tecnológica permite corte de gastos

Da Redação | 23/11/2005, 00h00

Ao abrir a cerimônia em comemoração aos 33 anos da Secretaria Especial de Informática do Senado Federal (Prodasen), na manhã desta quarta-feira (23), o presidente Renan Calheiros afirmou que tecnologia no Senado significa também racionalidade, cortes de gastos, transparência e cidadania. Ele ressaltou a participação do Prodasen na automatização do processo de elaboração do Orçamento da União nas três últimas décadas.

O novo sistema de comunicação eletrônica, que está sendo implantado pelo Senado, chamado Gabinete 24 horas, também foi citado por Renan como realização do Prodasen. Esse projeto de modernização tecnológica permitirá aos senadores a conexão com seus gabinetes de qualquer lugar do Brasil, durante as 24 horas do dia, informou o presidente do Senado.

Com essas inovações tecnológicas, segundo Renan, o Senado também poderá obter redução de custos nos seus processos. Para isso, serão instaladas redes de comunicação sem fio, nas residências oficiais dos senadores. Essas redes utilizam ondas de rádio que possibilitarão a conexão direta com a sede do Senado Federal. O Gabinete 24 horas permite ainda a conexão dos senadores com o Plenário e as comissões de qualquer lugar do Brasil.

Renan lembrou que a Unilegis (Universidade do Legislativo), que formou este ano suas duas primeiras turmas, faz do Senado a única casa legislativa do mundo a ter uma universidade. O Siga Brasil, sistema aberto pelo Senado à sociedade para o acompanhamento da execução orçamentária, foi citado pelo presidente do Senado como um instrumento de cidadania. O Siga Brasil é também utilizado por parlamentares, relatores, consultores e analistas nas diversas fases do processo orçamentário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: