Prodasen comemora 33 anos

Da Redação | 23/11/2005, 00h00

O diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, e o 1º secretário da Casa, senador Efraim Morais (PFL-PB), também participaram, nesta quarta-feira (23), de comemoração em homenagens aos 33 anos do Prodasen, completados no dia 12 de outubro deste ano. Ao final do evento, o presidente do Senado, Renan Calheiros, inaugurou a exposição Espaço Memória Informática, que reúne alguns dos primeiros equipamentos de processamento de dados utilizados pelo Prodasen, criado em 1972.

Os equipamentos reunidos na exposição deverão compor um acervo do centro de informática e processamento de dados, cujo nome será escolhido por meio de concurso aberto a todos os funcionários do Senado, conforme explicou o diretor de Consultoria do Prodasen, João Roberto Baere. Segundo ele, a curadoria do acervo ficará sob a responsabilidade de Agaciel Maia, mas o espaço também será utilizado para exposições e para exibir produtos de tecnologia da informação que serão empregados futuramente pelo Prodasen.

Durante o evento, que teve início após a execução do Hino Nacional pela banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, Agaciel Maia destacou que as atividades do Prodasen constituem as "artérias" do Senado, em função do apoio do órgão às ações do processo legislativo. Efraim Morais ressaltou o trabalho dos profissionais do centro de processamento de dados e disse que as iniciativas do Prodasen fortalecem as atribuições do programa Interlegis e da Universidade do Legislativo (Unilegis).

- Somos o único Parlamento que possui uma universidade do Legislativo, que colabora para tornar o país mais justo e equilibrado por meio da educação. Sem a valorização dos funcionários da Casa, não teremos Legislativo independente. Defender o funcionário é defender o Legislativo - disse o 1º secretário do Senado.

Em seu discurso, o diretor do Prodasen, Petrônio Barbosa Lima de Carvalho, defendeu a necessidade de atualização do quadro funcional do órgão, que atualmente conta com 267 servidores, e destacou a criação de sistemas informatizados de suporte à atividade parlamentar, a exemplo do Voz e Imagem do Plenário (VIP) - que permite a transmissão de voz e imagem do Plenário e das comissões aos gabinetes dos senadores - e do Gabinete 24 horas, lançado recentemente, por meio do qual os parlamentares poderão acessar a rede do Senado a partir de Brasília ou de outra cidade, com a mesma segurança na transmissão e recepção de dados.

Entre os trabalhos executados pelo Prodasen ao longo de 33 anos, destacam-se a automatização do cálculo do Orçamento da União, além do suporte oferecido aos trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, em 1988, assim como a criação da Comunidade Virtual do Poder Legislativo (Interlegis), que possibilita a troca de informações entre parlamentares de todo o Brasil nas esferas federal, estadual e municipal.

Paulo Vasco /Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: