Presidente da CE reúne-se com representantes de editoras de livros didáticos
Da Redação | 23/11/2005, 00h00
O presidente da Comissão de Educação (CE), senador Gerson Camata (PMDB-ES), reuniu-se nesta quarta-feira (23) com representantes das editoras brasileiras de livros didáticos para tratar da relação dessas instituições com o legislativo e discutir as principais propostas na área de educação, previstas para o próximo ano.
A reunião teve a presença do presidente da Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros), João Arinos; do vice-presidente, Jorge Yunes; e da gerente de relações governamentais da editora Abril, Ângela Rehem.
Durante o encontro, o senador Gerson Camata confirmou o seu apoio ao projeto de lei do senador José Sarney (PMDB-AP) que regulamenta o Fundo de Leitura, e o programa do Ministério da Educação sobre a distribuição de livros didáticos ao ensino médio.
- A criança vem do ensino fundamental com todos os livros disponíveis, mas quando chega no médio esta oportunidade não existe. Isso prejudica a evolução dos alunos na aprendizagem - disse Camata.
O presidente da Abrelivros, João Arinos disse esperar que a parceria das editoras com as comissões de educação da Câmara e do Senado possa garantir o fortalecimento e a importância dos livros didáticos no país.
- O nosso objetivo é mostrar a importância e do livro didático como instrumento de melhoria na qualidade da educação - afirmou o presidente da Abrelivros.
Camata encerrou a reunião apoiando a ligação do Senado com os editores e garantiu a participação ativa da Comissão de Educação na questão dos livros didáticos.
- A partir de hoje, os representantes das editoras irão começar a participar junto com a comissão, de audiências públicas e contatos governamentais, para implementar o livro didático como ato de leitura, que é fundamental à cultura do país - conclui o senador.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: