Osmar Dias quer reformulação do programa Primeiro Emprego

Da Redação | 23/11/2005, 00h00

Preocupado com os dados apresentados pelo Relatório Mundial sobre a Juventude 2005, divulgado recentemente pela Organização das Nações Unidas (ONU), o senador Osmar Dias (PDT-PR) cobrou do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a reformulação do programa Primeiro Emprego, cujo objetivo era oferecer oportunidade de trabalho a 250 mil jovens entre 15 e 24 anos. De acordo com o senador, o programa, criado em 2003, "conseguiu resultados pífios", com apenas 6 mil jovens engajados.

O relatório da ONU relaciona índices de desemprego, criminalidade e alta incidência do HIV na faixa etária de 15 a 24 anos com a falta de políticas públicas direcionadas para o jovem no mundo todo.

Osmar Dias, que se disse um estudioso do tema e lembrou ter sido o autor do primeiro projeto de lei apresentado sobre o assunto, em 1995, inspirado em uma experiência francesa de sucesso, apontou erros e apresentou soluções para viabilizar o Primeiro Emprego. A seu ver, o primeiro requisito para o sucesso do programa seria a obrigatoriedade de o participante estar matriculado em instituição de ensino. Além disso, o empresário teria que ser estimulado com desconto nos encargos sociais em virtude da contratação do jovem, para que, em contrapartida, pudesse patrocinar cursos profissionalizantes.

- Não dá pra pensar em cidadania sem educação e sem trabalho. Se juntarmos esses dois fatores, os índices negativos de criminalidade, de uso de drogas, de Aids vão diminuir, ao mesmo tempo que vão crescer os índices de emprego e de qualidade de vida. Eu espero que ainda dê tempo, que o presidente possa ouvir o autor do primeiro projeto sobre primeiro emprego - disse o senador.

Cláudia Fernandes /Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: