Mercadante destaca Dieese como único instituto de pesquisa
Da Redação | 23/11/2005, 00h00
Em discurso nesta quarta-feira (23), o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) afirmou sentir-se honrado em homenagear o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), uma das poucas instituições a sobreviver a inúmeras crises econômicas por meio século, ao longo da história republicana. Segundo Mercadante, o Dieese, com representação em 15 capitais, é o único instituto de pesquisa no mundo diretamente vinculado a centrais sindicais. O instituto atua fornecendo indicadores, estudos e pesquisas sobre emprego e renda.
Mercadante disse que o Dieese inovou ao realizar pesquisas mensais com indicadores sobre emprego e renda, adquiriu credibilidade e sobreviveu a adversidades econômicas e políticas. Sua abrangência, acrescentou, é a razão de sua permanência e de sua capacidade de manter a unicidade sindical.
Para o senador, os indicadores do Dieese servem como referência para reflexões acadêmicas sobre a natureza do desenvolvimento do Brasil, a distribuição de renda, o custo de vida, emprego, greves, negociações coletivas, servindo de base para a construção de políticas públicas e para impulsionar a luta dos trabalhadores e dos sindicatos.
Mercadante lembrou que, em 1974, como assessor econômico da Central Única dos Trabalhadores (CUT), teve seu primeiro contato com o Dieese, que o apoiou na área acadêmica e sindical, informando-o sobre economia do trabalho e concepção sindical.Relatou que, junto com Antônio Carlos Azevedo, professor da USP e integrante do Dieese, viajou para conhecer as diversas centrais sindicais do mundo.
O líder elogiou os quadros técnicos da instituição, compostos por diversos formadores de opinião, e sua participação na elaboração de políticas públicas, com a criação de indicadores de custo de vida en1965.
- O Dieese também atuou de forma decisiva na luta sindical e pelas liberdades democráticas, lembrando a greve da Ford em 1978, quando o instituto contribuiu com estudos sobre o arrocho salarial e o impacto da inflação sobre o salário dos trabalhadores. Nesse período, disse Mercadante, teria havido uma ruptura com a repressão da ditadura militar e o Dieese colaborou para isso.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: