Ex-senador era um vencedor, recorda Antonio Carlos Magalhães
Da Redação | 23/11/2005, 00h00
O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) classificou o senador Afonso Arinos de Melo Franco - cujo centenário de nascimento foi celebrado nesta quarta-feira (23), em Plenário - como um "vencedor" em todas as áreas nas quais trabalhou, de professor universitário a ministro e parlamentar. Mas destacou especialmente a importância da atuação de Arinos no Congresso Nacional.
- Era como político que ele gostava de aparecer, além de grande professor. Foi no Legislativo que sua postura democrática se tornou a bússola dos homens públicos deste país - afirmou Antonio Carlos.
O senador destacou a atuação de Afonso Arinos durante os trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, de 1987 a 1988 - quatro décadas depois que ele havia sido eleito deputado pela primeira vez, pelo estado de Minas Gerais. Recordou, ainda, o esforço do político mineiro na elaboração de um anteprojeto de Constituição, em 1985, quando presidiu a chamada Comissão Afonso Arinos, nomeada pelo então presidente José Sarney.
Antonio Carlos lembrou haver editado, quando presidente do Senado, um livro contendo os 100 principais discursos de Arinos, dono, a seu ver, de uma "retórica poderosa".
Marcos Magalhães /Agência Senado
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: