Suplicy propõe a Bush adoção de renda mínima no Iraque
Da Redação | 22/11/2005, 00h00
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) relatou, nesta terça-feira (22), conversa que teve com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na recente visita ao Brasil. O senador também contou que sugeriu a adoção no Iraque do sistema em vigor no Alasca, para gerar condições de paz.
- Deveríamos estimular os iraquianos a seguir o exemplo do Alasca, que distribui todos os anos uma renda básica a toda a sua população - disse Suplicy a Bush. A resposta do presidente americano, segundo o senador foi: "we are working on that", nós estamos trabalhando para isso.
Suplicy se disse "surpreso e satisfeito" com a reação positiva de Bush. O senador já havia apresentado a idéia, em maio de 2003, ao brasileiro Sérgio Vieira de Melo, então nomeado coordenador das ações da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque.
- Durante a década de 90, o Alasca distribuiu, a todos os seus residentes, cerca de 6% do seu Produto Interno Bruto. Qual foi a conseqüência? A Alasca tornou-se o mais igualitário dos 50 estados norte-americanos - destacou Suplicy.
Suplicy também defendeu junto a Bush a integração das Américas "com livre trânsito de seres humanos" e a extensão a todo o continente da experiência de transferência de renda do Alasca. Seria uma espécie "renda básica de cidadania proveniente de todas as formas de riqueza", e não apenas de royalties do petróleo, como no estado norte-americano.
Rafael Faria/Agência Senado
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: