Senadores solidarizam-se com Sarney sobre Convento das Mercês
Da Redação | 22/11/2005, 00h00
Por iniciativa do líder do PMDB, Ney Suassuna (PB), apoiada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), um grupo de senadores da base governista e da oposição pede, em nota, que o governo federal "intervenha urgentemente" junto ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para garantir a preservação do acervo da Fundação da Memória Republicana no Maranhão, que reúne mais de 550 mil objetos e documentos do ex-presidente e senador José Sarney (PMDB-AP).
A nota atribui à disputa política no estado a ameaça de retirada do acervo do Convento das Mercês, prédio histórico de São Luiz, sede da Fundação da Memória Republicana: "O país não pode ser vítima de uma manobra paroquial que pretende atingir politicamente a pessoa do estimado senador José Sarney. Também não podemos perder a oportunidade de resguardar a memória da passagem do senador pela Presidência da República, por tudo o que aqueles fatos representam para a história nacional e para as futuras gerações".
Os senadores argumentam que o artigo 216 da Constituição determina que os acervos documentais privados dos presidentes da República são de interesse público e integram o patrimônio cultural brasileiro.
Rafael Faria/Agência Senado
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: