Saturnino comunica entrega de prêmio da cultura "hip hop"

Da Redação | 22/11/2005, 00h00

Ao comunicar que nesta quarta-feira (23) ocorre no Canecão, no Rio de Janeiro, a entrega do Prêmio Hutúz aos alunos que se destacaram nos cursos ministrados pela Central Única de Favelas (Cufa), o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) destacou a importância do evento para que jovens moradores nas periferias das grandes cidades possam, por meio da expressão de sua arte, participar de um intercâmbio sócio-cultural com outros segmentos.

Segundo o senador pelo Rio de Janeiro, o Hutúz é o maior evento voltado para a cultura hip hop da América Latina e o único do Brasil. A premiação foi criada no ano 2000 com a intenção de reconhecer e valorizar artistas do gênero em diversas categorias. Saturnino explicou que, em grande parte, o festival é promovido por jovens de comunidades carentes.

O cantor e compositor Caetano Veloso, o escritor Frei Betto e o cineasta Cacá Diegues colaboraram ministrando cursos e participarão da entrega da premiação. A Cufa, esclareceu Roberto Saturnino, trabalha na mobilização da juventude por meio da promoção de cursos voltados para as artes e a cultura.

- Quase sempre são jovens negros que participam destas atividades da cultura hip hop. Por meio dos cursos, eles encontram caminhos para o exercício artístico e profissional. Só no Rio de Janeiro os cursos são freqüentados por cerca de 2 mil jovens. Atividades similares também são desenvolvidas em vários outros estados - informou Saturnino.

Roberto Homem/Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: