Osmar Dias pede a Lula que resolva crise da agropecuária
Da Redação | 22/11/2005, 00h00
O senador Osmar Dias (PDT-PR) fez um apelo ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para que adote políticas públicas capazes de resolver a crise do setor agropecuário brasileiro. O parlamentar pelo Paraná apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que demonstram a tendência de queda na produção e receita do setor desde 2004. Ele previu que, se nada for feito a respeito, a situação da categoria poderá ser irreversível, em virtude da política econômica adotada pelo governo federal.
No entendimento do senador pelo Paraná, o governo mantém os fatores que ocasionaram a crise da agropecuária, como os altos juros, a falta de uma política de crédito para os pequenos produtores, a desvalorização do dólar frente ao real e a estiagem. Para Osmar Dias, desses fatores, o presidente Lula não teria poder de controlar apenas a estiagem. Segundo informou o parlamentar, os assentados rurais estão abandonando os lotes recebidos pelo programa de Reforma Agrária para virarem desempregados em áreas urbanas, pela inviabilidade em se manter uma pequena produção agrícola.
- Atravessamos um momento muito difícil para a agropecuária, será muito triste para o país, se se constatar que a situação pode ser irreversível. Nunca o setor esteve tão carente e empobrecido quanto ao final deste ano. (...) O governo tem de interferir e não simplesmente entender que cabe ao mercado resolver - disse o senador.
Osmar Dias sugeriu a Lula que se reunisse com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e demais lideranças do setor para "uma conversa franca", a fim de obter soluções para que a agropecuária brasileira volte a crescer. Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) disse entender que esse tipo de encontro deveria ser praxe na agenda do governo. Também manifestou seu apoio o senador Ney Suassuna (PMDB-PB).
Cláudia Fernandes/Agência Senado
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: