Heloísa Helena destaca ato público contra racismo
Da Redação | 22/11/2005, 00h00
A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) saudou entidades ligadas ao movimento negro, "que lutam com um misto de rebeldia e encanto", pela realização da 2ª Marcha Zumbi dos Palmares, nesta terça-feira (22), em Brasília. Ao elogiar o ato público, Heloísa fez uma referência especial às comunidades descendentes de quilombo, que estariam amargando uma situação de miséria e sofrimento.
Segundo informou, das 743 comunidades remanescentes no país, apenas 36 conquistaram a titulação das terras ocupadas. Em Alagoas, das 38 comunidades existentes, a senadora adianta que 11 já foram reconhecidas, mas apenas duas encontram-se em processo de titulação: Cajados Negros e Tabacari.
Após comentar a realidade dos quilombos, Heloísa Helena apelou ao governo federal pela viabilização das conquistas obtidas por essas comunidades, já previstas em lei. Em seguida, prestou uma breve homenagem às atuais mulheres negras guerreiras, "mestras do encantamento", que, ao abraçar a luta contra o racismo e pela igualdade racial, honram a memória das negras guerreiras do passado.
(Simone Franco / Agência Senado)
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: