Paim anuncia nova Marcha em favor do Estatuto da Igualdade Racial
Da Redação | 21/11/2005, 00h00
O senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou em Plenário a realização, nesta terça-feira (22), de mais uma Marcha Zumbi+10, organizada pela comunidade negra, pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial na Câmara dos Deputados. Paim disse estar otimista com relação à aprovação do estatuto ainda este mês.
Paim afirmou que a comemoração do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, data em que foi morto Zumbi dos Palmares, há 310 anos, teve este ano um novo significado, graças à aprovação do Estatuto da Igualdade Racial pelo Senado. O estatuto, ressaltou Paim, trará aos afro-brasileiros direitos e garantias que não foram assegurados pela Lei Áurea de 1888, que acabou com a escravidão no Brasil. Além disso, acrescentou,o estatuto "é um passo importante para a integração entre as raças e a busca de umapolítica de igualdade entre brancos e negros".
Para reforçar a importância do acesso e da inclusão dos negros, tanto no que diz respeito ao mercado de trabalho quanto à educação, Paim citou dados de instituições nacionais e internacionais.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), 64,1% dos pobres brasileiros são negros. Em 2003, de acordo com o Pnud, 67,9% das crianças brancas no país freqüentavam a escola, enquanto que, entre as negras, o percentual era de 32,1%. O senador citou ainda pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), segundo a qual, em 2003, 22,4% das mulheres negras eram empregadas domésticas, enquanto que entre mulheres brancas o percentual era de 13,3%.
Paim registrou ainda, em seu pronunciamento, a inauguração da TV da Gente, primeira emissora de canal aberto a incluir a abordagem étnico-racial, coordenada por José de Paula Neto, um dos líderes do movimento negro.
Cristina Vidigal /Agência Senado
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: