Marco Maciel pede recursos para a Serra da Capivara

Da Redação | 21/11/2005, 00h00

O senador Marco Maciel (PFL-PE) fez um apelo nesta segunda-feira (21) para que o governo libere recursos para a Serra da Capivara, no Piauí, limítrofe ao estado de Pernambuco, no sentido de que o parque não seja destruído e as pesquisas ali realizadas continuem a ser desenvolvidas. O parlamentar informou que o deputado federal Paes Landin fez o mesmo apelo na Câmara dos Deputados. Marco Maciel pediu que o Senado também se manifeste pela preservação do parque, que se encontra sem recursos, colocando suas pesquisas em risco.

Marco Maciel informou que parque é administrado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) e a Fundação do Homem Americano, criado pela Missão Franco-Brasileira do Piauí, dizendo que o governo federal não vem cumprindo sua parte como co-gestor e provedor.

O senador lembrou que o parque foi criado em 1979, com a finalidade de proteger a flora e a fauna, tendo sido incluído na lista do patrimônio mundial devido ao seu rico acervo composto por mais de 700 sítios arqueológicos. O parlamentar chamou especial atenção para a questão da caatinga, "único bioma do mundo com características próprias, que guarda peculiaridades que não podem ser desprezadas".

O senador pediu a inserção nos Anais do Senado de textos dos jornais O Globo, de 2 de novembro, sob o título "Funcionários do parque arqueológico são demitidos por falta de dinheiro", e do Estado de S. Paulo, de 3 de novembro, intitulado "O mau exemplo de Iguaçu", por tratarem do tema.

Tida Medeiros/Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: