CRE debaterá situação das Forças Armadas
Da Redação | 21/11/2005, 00h00
A atual situação das Forças Armadas brasileiras será o tema de audiência pública a ser promovida na quinta-feira (24), a partir das 9h30, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O requerimento para a realização do evento, aprovado ao final de agosto, foi apresentado pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP), que tem demonstrado preocupação com as crescentes dificuldades orçamentárias enfrentadas por Exército, Marinha e Aeronáutica.
Para participar da audiência, intitulada "O panorama das Forças Armadas frente à realidade brasileira atual", foram convidados o ministro da Defesa, vice-presidente José Alencar; o comandante do Exército, general-de-exército Francisco Roberto de Albuquerque; o comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Roberto de Guimarães Carvalho; e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Luiz Carlos da Silva Bueno.
Durante debate realizado no início de setembro, senadores da comissão chegaram a discutir a possibilidade de criação de uma subcomissão destinada unicamente a acompanhar a situação das Forças Armadas. A idéia surgiu em meio à discussão de projeto de lei da Câmara que autorizava o Poder Executivo a doar seis aviões T-25 A Universal à Bolívia e outros seis ao Paraguai - todos com mais de 30 anos de uso. Integrantes da CRE se disseram surpresos de saber que o Brasil ainda mantinha aeronaves tão antigas - ou "verdadeiras sucatas", como definiu, então, o senador Jefferson Péres (PDT-AM).
O próprio Péres propôs o estabelecimento de uma subcomissão voltada ao tema, depois que o senador Wellington Salgado de Oliveira (PMDB-MG) sugeriu a criação de uma frente em defesa das Forças Armadas. Essas propostas, entretanto, não foram aprovadas e o que ficou acertado foi a realização da audiência pública.
Marcos Magalhães/Agência Senado
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: