Cardozo apresenta relatório parcial sobre Skymaster

Da Redação | 21/11/2005, 00h00

O sub-relator de Contratos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), vai divulgar nesta terça-feira (22) seu primeiro relatório parcial a respeito da Skymaster, empresa de transporte aéreo que opera a rede postal noturna nos Correios. Ele vai apontar irregularidades, como o superfaturamento praticado em contratos firmados com a estatal.

- Essa empresa cometeu uma série de irregularidades e ilicitudes, que vão desde condução de licitação e conluio de empresas por meio de arrendamento simulado até remessa indevida de recursos para o exterior. É um conjunto de irregularidades muito grande - explicou o deputado.

Ainda na terça, os parlamentares da CPI dos Correios vão realizar reunião administrativa para votar requerimentos, entre eles os que convocam o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato e o ex-superintendente do Banco Rural Carlos Godinho. As audiências foram agendadas para as próximas semanas, antes mesmo da aprovação dos requerimentos. Carlos Godinho deverá ser ouvido na quarta-feira da próxima semana (30), às 11h, e Pizzolato na primeira quarta-feira de dezembro (7), também a partir das 11h, se os requerimentos forem aprovados.

Pizzolato aparece com sacador das contas das empresas de Marcos Valério Fernandes de Souza. Já Godinho deu uma entrevista à revista Época da semana passada, afirmando que os empréstimos ao PT e a Valério (que teria repassado o montante ao ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares) eram de fachada, feitos "para não pagar".

Na quarta-feira (23), a sub-relatoria de Contratos vai ouvir, às 10h, Dennis Aurélio Giacometti, da agência de publicidade Giacometti. Segundo Cardozo, o publicitário tem relação estreita com o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. Às 11h, será a vez de Eduardo Groisman, da D+ Brasil, e a partir das 14h, será ouvido Paulo Roberto Correia dos Santos, da agência Lowe.

Na quinta-feira (24), a CPI dá continuidade aos depoimentos de representantes de empresas de publicidade, ouvindo às 14h Luiz Augusto Teixeira Leite, da agência Ogilvy. Antes, às 10h, será votado o relatório parcial elaborado pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), sub-relator de Fontes Financeiras.

Apresentado no último dia 10, o documento pede o indiciamento do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e do empresário Marcos Valério, pelo Ministério Público. Após a apresentação do relatório, foi concedida vista coletiva. Entre os crimes que pesam sobre ambos, estão a lavagem de dinheiro, a fraude contábil e o tráfico de influência, entre outros. Fruet e o relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), disseram estar convictos de que a versão dos empréstimos, sustentada por Valério e Delúbio, é uma simulação para justificar uma triangulação de recursos.

Elina Rodrigues /Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)