Maranhão: Brasil deve investir 3% do PIB em pesquisa

Da Redação | 18/11/2005, 00h00

O senador José Maranhão (PMDB-PB) disse nesta sexta-feira (18) que o Brasil deveria investir a cada ano pelo menos 3% do Produto Interno Bruto (PIB) em ciência e tecnologia. Para o parlamentar, a política oficial do governo ignora a importância dos investimentos em educação, pesquisa e desenvolvimento, o que, segundo ele, afeta tanto a atual geração como as futuras.

- Somos generosos ao perdoar dívidas de outras nações, entretanto, relegamos o futuro de nossa população ao atraso tecnológico - destacou Maranhão.

Empresas transnacionais, ressaltou o senador, investem mais em pesquisa e desenvolvimento do que muitos países. Ford, Siemens, Toyota e General Motors, exemplificou, investiram, cada uma, em 2003, mais de US$ 5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento.

- Não se pode esperar que a iniciativa privada tenha esta responsabilidade espontânea de investir em pesquisa e desenvolvimento. O Estado brasileiro e a sociedade não podem se omitir quanto à prioridade a ser dada à qualidade na educação, em todos os níveis. Carecemos de uma política coesa e coerente de investimentos em ciência e tecnologia sob pena de inibirmos e postergarmos o crescimento do país - disse o parlamentar.

Iara Borges/Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: