Tebet protesta contra interrupção do Programa Pantanal
Da Redação | 17/11/2005, 00h00
O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) protestou nesta quinta-feira (17) contra a decisão do governo federal de não renovar o contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para dar continuidade ao Programa Pantanal, assinado no governo de Fernando Henrique Cardoso, em 2001. De acordo com o senador, que foi relator do projeto no Senado, o programa, que tinha como objetivo descontaminar os rios, diminuir o assoreamento e proteger a vegetação, alavancando com isso o ecoturismo e a economia, foi o mais caro e ambicioso projeto ambiental da história.
Segundo o senador, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em viagem a Mato Grosso do Sul, se manifestou contra a proposta, quando já foram liberados R$ 82,5 milhões do financiamento do BID, que totaliza R$ 400 milhões. Em aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) observou que o valor correspondia ao orçamento do ministério, ficando o projeto prejudicado.
Sobre a divergência entre a ministra e o governador do estado, José Orcílio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, na instalação de uma usina no pantanal, o senador pediu a realização de uma consultaà sociedade pantaneira, já que considera que ninguém é dono da verdade.
Tida Medeiros /Agência Senado
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: