Palocci sabia do "valerioduto", diz César Borges

Da Redação | 17/11/2005, 00h00

O senador César Borges (PFL-BA) afirmou, nesta quinta-feira (17), que o ministro da Fazenda, Antônio Palocci Filho, tinha conhecimento do esquema de arrecadação de recursos operado pelo publicitário Marcos Valério e pelo ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores Delúbio Soares. De acordo com ele, o fato de Palocci ter garantido, em audiência à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE),que a campanha presidencial de 2002 não foi irrigada com recursos de Cuba e de outras fontes comprovaria seu conhecimento do "valerioduto".

- Ora se Palocci pode negar a vinda de recursos cubanos com tanta convicção é porque ele sabia efetivamente das tratativas financeiras do PT. E aí, sou levado a concluir que ele sabia também o que Delúbio Soares estava fazendo - disse o senador.

César Borges considerou "extremamente correta" a postura da oposição durante a audiência ocorrida quarta-feira (16). Na sua avaliação, os partidos oposicionistas conseguiram "desarmar o circo montado bela base governista no Senado na tentativa de dar sustentação ao ministro Palocci".

O senador defendeu ainda a convocação do ministro pela CPI dos Bingos a fim de prestar maiores esclarecimentos sobre as denúncias de recebimento dos recursos estrangeiros para a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

Em aparte, Sibá Machado (PT-AC) elogiou o desempenho do ministro Palocci na audiência da CAE.

Laércio Franzon/Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: