Íris de Araújo defende projeto que facilitará acesso de deficientes visuais a publicações governamentais

Da Redação | 17/11/2005, 00h00

Preocupada com o acesso dos portadores de deficiência visual ao conteúdo de livros adquiridos pelos programas governamentais, a senadora Íris de Araújo (PMDB-GO) pediu a aprovação de projeto de lei de sua autoria (PLS 384/2005) que determina a manutenção de arquivos digitais desses livros em site mantido pelo poder público. Ela explicou que esses arquivos deverão ser convertidos em áudio ou serem reproduzidos para o sistema braile, além de serem colocados à disposição de bibliotecas públicas e entidades para usuários com deficiência visual.

- Hoje no Brasil existem cerca de 2,5 milhões de cegos, a grande maioria ainda excluída do acesso aos avanços que a tecnologia da informação pode lhes prover para se qualificarem profissionalmente, ou simplesmente desfrutarem dos bens culturais disponíveis - disse a senadora, salientando a importância da aprovação de projetos dessa natureza para que se obtenha no país uma "sociedade inclusiva".

Em aparte, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) defendeu o estabelecimento de uma cota para os senadores para a impressão de publicações em braile pela gráfica do Senado e lembrou que é antiga sua luta para viabilizar melhores condições de vida para os portadores de deficiência visual, fazendo coro à voz de Íris. O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) aplaudiu o discurso da senadora pelo Goiás.

Cláudia Fernandes/Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: