Ideli destaca iniciativas do governo em favor dos afro-descendentes
Da Redação | 17/11/2005, 00h00
Ao saudar os participantes da Marcha Zumbi + Dez, que na quarta-feira (16) ocuparam a Esplanada dos Ministérios para protestar contra o racismo e cobrar mais políticas públicas voltadas para o negro, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) destacou iniciativas do governo federal em favor dos afro-descendentes. Ela lembrou a criação da Secretaria Especial para Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que tem à frente uma negra: a ministra-chefe Matilde Ribeiro.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse a senadora, vem se esforçando para promover debates, ações e atividades voltadas para este segmento. O objetivo é oferecer, através de políticas públicas, condições para que os afro-descendentes possam viver com dignidade.
- Nada do que este país faça vai retribuir à altura o esforço e o sofrimento dos mais de 6 milhões de africanos que foram retirados à força dos seus países - afirmou Ideli.
As políticas de promoção de igualdade racial na área da educação foram detalhadas pela senadora. Ela aplaudiu a adesão de 18 universidades públicas ao sistema de cotas, decisão que teria possibilitado o ingresso de 11 mil afro-descendentes no ensino público superior. Ideli também falou sobre o Programa Universidade para Todos (Prouni), que teria, entre os 112 mil alunos beneficiados com financiamento integral ou de 50% de suas bolsas, 40 mil negros.
Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu um acordo entre as lideranças para que o Estatuto da Igualdade Racial (PLS 213/03) possa ser votado em Plenário em regime de urgência. Ele explicou que se nenhuma iniciativa for tomada, a matéria somente irá para a Câmara dos Deputados depois de transcorridas cinco sessões, em meados da próxima semana. Ideli concordou com a proposta.Roberto Homem/Agência Senado
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: