Flexa Ribeiro critica Lula por ignorar risco de apagão

Da Redação | 17/11/2005, 00h00

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) criticou, nesta quinta-feira (17), o governo federal, por descartar riscos de o país enfrentar um novo racionamento de energia elétrica a partir de 2007. A causa da futura crise de abastecimento de energia, afirmou o senador, seria o baixo nível de investimentos no setor, que não chega a 40% do mínimo recomendável.

- Se não faltar energia é porque o governo Lula terá apresentado, nos seus quatro anos, um crescimento medíocre da economia, em torno de 3% ao ano-alertou.

Flexa Ribeiro lembrouque todos os projetos na área de energia do governo Lula foram iniciados durante o último mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, inclusive a duplicação da capacidade de geração da hidrelétrica de Tucurui, no rio Tocantins, no Pará.

Ele cobrou do governo o cumprimento da promessas de campanha de construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, também em seu estado.

- Apesar das promessas, mais de mil dias já se passaram após Lula ter tomado posse e o governo ainda não iniciou as obras da hidrelétrica de Belo Monte. A usina é apontada pela Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil) como a única solução viável a médio prazo para evitar riscos de apagões no país- disse o senador paraense.

Laércio Franzon/Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: