Embaixador defende aproximação empresarial com a Bélgica

Da Redação | 17/11/2005, 00h00

A aproximação entre empresários brasileiros e belgas e a formação de joint ventures entre os dois países deverão ser prioridades no relacionamento bilateral, segundo o embaixador designado para Bruxelas, Almir Franco de Sá Barbuda, cuja indicação para o posto recebeu nesta quinta-feira (17) parecer favorável, por unanimidade, da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A mensagem presidencial que contém a sua indicação deverá ser agora analisada pelo Plenário.

Barbuda citou como exemplo do estágio atual de relacionamento bilateral a chegada ao Brasil, na próxima segunda-feira (21), de uma grande missão empresarial belga, chefiada pelo príncipe Philippe, herdeiro do trono da Bélgica. Executivos e ministros provenientes de Bruxelas, como informou o embaixador, visitarão empresas instaladas em São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro. Entendimentos em setores como os de segurança e medicina nucleares deverão também ser firmados.

- Poderíamos seguir o exemplo belga e pensar no envio de uma missão brasileira à Bélgica, para promover a intensificação de contatos entre empresas dos dois países e a formação de joint ventures em setores como os de agroindústria, siderurgia e mineração de pedras preciosas - sugeriu Barbuda, que também deverá representar o Brasil, cumulativamente, em Luxemburgo.

O embaixador observou que a Bélgica tem grande interesse em preservar um comércio internacional livre, uma vez que quase 80% de seu Produto Interno Bruto (PIB) está ligado ao comércio exterior. Por isso, como salientou, a Bélgica tem mantido uma posição favorável ao multilateralismo.

Em seu voto favorável à mensagem presidencial, o relator ad hoc Valdir Raupp (PMDB-RO) salientou a importância dos investimentos belgas no Brasil, especialmente na área de siderurgia. Pouco antes da votação, a indicação de Barbuda foi elogiada pelos senadores Jefferson Péres (PDT-AM), Marco Maciel (PFL-PE) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Marcos Magalhães/Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: