Convocação de Palocci deverá ser votada na terça-feira

Da Redação | 17/11/2005, 00h00

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), confirmou nesta quinta-feira (17) que colocará em votação na próxima terça-feira (22) requerimento que convoca para depor o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, com o objetivo de esclarecer denúncias que envolvem o nome dele em atos de corrupção quando era prefeito de Ribeirão Preto (SP). O requerimento é de autoria do senador Geraldo Mesquita Júnior (sem partido-AC).

Na audiência pública realizada na quarta-feira (16) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Palocci rebateu, com veemência, todas as acusações que pesam sobre ele, com destaque para a existência de contribuição mensal de R$ 50 mil por parte de uma empresa contratada pela prefeitura, com o objetivo de financiar um suposto caixa dois do PT. Ele negou também que a campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha contado com recursos externos vindos de Cuba, de Angola ou das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A oposição insistiu, no entanto, em ouvir as explicações do ministro na CPI dos Bingos.

Os membros da CPI aprovaram na reunião desta quinta-feira dois requerimentos de autoria do relator, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN): o primeiro convoca para depor o procurador da República que atua no estado de São Paulo Pedro Taques; o segundo determina a convocação do juiz federal da 1ª região Julier Sebastião da Silva. Eles vão falar sobre a chamada Operação Arca de Noé, que apurou e desmontou a atuação de uma organização criminosa ligada aos jogos de bingos e de máquinas caça-níqueis, ao narcotráfico, à lavagem de dinheiro e à evasão de divisas no estado de Mato Grosso.

Foi aprovado ainda requerimento do senador José Jorge (PFL-PE) que convoca para depor o promotor público de São Paulo Amaro José Thomé Filho, um dos responsáveis pela investigação do assassinato do prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel em 2002.

Cláudio Bernardo /Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)