Senadores participam na Câmara de homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

Da Redação | 16/11/2005, 00h00

Com a presença dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Ideli Salvatti (PT-SC), a Câmara dos Deputados realizou, na manhã desta quarta-feira (16), sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. Babarolixás e líderes das comunidades negras juntaram-se aos parlamentares na cerimônia que celebra o herói negro Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695 por conta da luta contra a escravidão.

O evento também é parte da mobilização para que se vote favoravelmente, na Câmara, o Estatuto da Igualdade Racial, já aprovado, em decisão terminativa, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, no último dia 9. A expectativa dos líderes da comunidade negra é que o estatuto seja sancionado no dia 20 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os participantes aplaudiram depoimento da atriz Zezé Motta, em vídeo transmitido durante a sessão, sobre seu papel na novela Corpo a Corpo da TV Globo, na qual contracenava com o ator Marcos Paulo. A atriz contou que as cenas de beijo entre ela (negra) e Marcos Paulo (branco) provocavam reações racistas de telespectadores que chegaram a surpreender até os autores da novela.

Na tribuna, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) criticou "a pressão ideológica do embranquecimento" que, segundo ele, "levou o centro-avante da seleção brasileira, Ronaldo, (o "fenômeno"), a fazer a declaração de que é branco, em entrevista à Folha de S. Paulo".Essa pressão fez com que apenas 5.9% dos brasileiros se declarassem negros em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e 41,7% se classificassem como pardos, disse Alencar.

Geraldo Sobreira/Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: