José Jorge critica tratamento dado pelo governo ao setor elétrico

Da Redação | 16/11/2005, 00h00

Ao discursar em Plenário nesta quarta-feira (16), o senador José Jorge (PFL-PE) criticou o tratamento dado pelo governo federal ao setor elétrico do país. O pretexto para seu discurso teriam sido as declarações feitas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na última segunda-feira (14). Ele afirmou que, graças aos projetos "que estão sendo executados e com o que já foi feito", o país estaria livre de "apagões" até 2010.

Segundo José Jorge, o presidente omitiu, em suas afirmações, que os 17 empreendimentos na área de geração de energia elétrica hoje em execução no Brasil foram licitados no governo passado.

- Nestes três anos de mandato, a administração Lula não conseguiu fazer sequer uma licitação de geração de eletricidade - frisou.

De acordo com o senador, o primeiro ano do governo foi gasto com a discussão dos marcos regulatórios - com a alteração da lei que trata do setor. E, nos dois anos posteriores, debateu-se a preparação de um novo leilão, a ser realizado em 16 de dezembro.

- O governo Lula desprezou o setor - disse o parlamentar.

Ricardo Koiti Koshimizu/Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: