Camata discute assistência estudantil com representantes da UNE

Da Redação | 16/11/2005, 00h00

O senador Gerson Camata (PMDB-ES), presidente da Comissão de Educação do Senado, recebeu duas representantes da diretoria executiva da União Nacional dos Estudantes (UNE). Na reunião, realizada nesta quarta-feira (16), foi discutida a possibilidade de incluir a destinação de recursos para assistência estudantil universitária em emenda da Comissão de Educação ao Orçamento. Também foi debatido o apoio aos Centros Universitários de Cultura e Arte (Cuca), projeto desenvolvido pela UNE que estimula a participação dos estudantes e da sociedade em atividades culturais (grupos de teatro, música, pintura, etc).

- Acredito que a Comissão de Educação tem condições de apoiar as duas propostas, fazendo com que elas prossigam e se fortaleçam - disse Camata.

De acordo com Daniele Costa, representante da UNE, embora haja um grande debate em torno da expansão do acesso ao ensino superior, é preciso criar também mecanismos para manter os estudantes nas universidades. Ela argumentou que os programas de assistência estudantil são insuficientes e se restringem, em geral, a criação de restaurantes e residências universitárias.

- Mais de 40% dos alunos de universidades federais são das classes C, D e E, sendo necessário, portanto, o apoio didático e psicológico a esses estudantes - disse Daniele.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: