Alberto Silva pede que ministro da Agricultura libere verbas para o plantio de mamona no semi-árido

Da Redação | 16/11/2005, 00h00

O senador Alberto Silva (PMDB-PI) fez um apelo, na tarde desta quarta-feira (16), ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, para que o Banco do Nordeste libere recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) aos pequenos produtores do semi-árido nordestino, para que possam plantar mamona. Com a produção da mamona, matéria-prima do biodiesel, explicou, os agricultores poderão garantir sua sobrevivência.

O impedimento da liberação dos recursos, segundo o senador, decorre de uma resolução "de um pequeno grupo" da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Alberto Silva pediu que a solução seja dada em caráter de urgência, pois o plantio depende da chuva que ocorre somente de janeiro a maio.

- O Brasil tem água, sol e desempregados -condições suficientes, na opinião do senador, para a produção de um combustível alternativo renovável como o biodiesel, capaz de dar ao país auto-suficiência nessa área.

Alberto Silva sugeriu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva crie uma empresa para administrar a produção do biodiesel nos mesmos moldes da Petrobras. Ele defendeu ainda a duplicação do plantio de álcool na região, sendo parte produzida pelas usinas e parte pelos lavradores. Esses últimos, acrescentou, cultivando uma área de 3 hectares teriam renda de cerca de R$ 1 mil.

Cristina Vidigal/Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: