Dia de mamulengo na Feira do Livro de Porto Alegre

Da Redação | 14/11/2005, 00h00

Depois de cumprir todas as apresentações programadas para o espaço infantil da 51ª Feira do Livro de Porto Alegre, o funcionário da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP) Josias Wanzeller da Silva reservou a tarde do último domingo (13) para exibir seu teatro de bonecos em frente ao estande do Senado Federal. O espetáculo O Casamento de Chiquinha Muito Prazer com Tião Sem Sorte reuniu uma platéia de dezenas de crianças e adultos.

O cearense Salvador do Ó Veloso, que mora há 27 anos em Canoas, interior do Rio Grande do Sul, levou o filho Alisson Fernando, de 11 anos, aluno da 5ª série da Escola Moisés Veloso, em Lajeado (RS), para conhecer o mamulengo - manifestação cultural predominantemente nordestina. O próprio pai demonstrou surpresa ao final da apresentação.

- Eu não conhecia especificamente esse formato de teatro de bonecos, mas adorei, pois permite uma grande interação com o público: as crianças participam ativamente. Fiquei muito bem impressionado com o caráter educativo e as lições de cidadania que a peça trouxe. Certamente muitos dos jovens que assistiram vão refletir sobre as lições contidas na história - afirmou Salvador Veloso.

Alisson Fernando confessou que gostou mais ainda da apresentação de mamulengo pelo fato do seu pai ser nordestino e de esse tipo de arte ser típico daquela região. Salvador Veloso, que é advogado, coordena um projeto da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB vai à Escola -, que leva noções de cidadania para a sala de aula.

Roberto Homem/Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: