Arthur Virgílio anuncia ter pedido ao PSDB expulsão de Átila Lira

Da Redação | 14/11/2005, 00h00

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), anunciou, em Plenário, nesta segunda-feira (14), ter solicitado formalmente à direção de seu partido a expulsão do deputado Átila Lira (PSDB-MA), em nome da "unidade e da disciplina partidária". O deputado retirou sua assinatura do requerimento que solicitava prorrogação da CPI mista dos Correios.

Arthur Virgílio criticou a tentativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a prorrogação dos trabalhos da comissão, argumentando que o pedido não teria "cabimento jurídico". Para o senador, Lula incorreu em crime de responsabilidade, ao comandar pessoalmente a retirada de 66 assinaturas de parlamentares.

O parlamentar pelo Amazonas acredita que o governo Lula ainda não se conformou com o funcionamento das comissões parlamentares de inquérito e gostaria que elas se encerrassem sem apresentar seus relatórios, para poder alardear a desmoralização do Congresso Nacional. Arthur Virgílio afirmou duvidar que Lula reúna condições de governabilidade em 2006, caso seja reeleito.

O parlamentar informou que a bancada do PSDB já colheu assinaturas para prorrogação da CPI do Mensalão.

Angola

Arthur Virgílio comentou reportagem do jornal O Globo, na qual a Transparência Internacional classifica Angola, entre 159 países, o oitavo país mais corrupto do mundo. Segundo o senador, a pessoa jurídica Marcos Valério, que abasteceu a conta do publicitário Duda Mendonça, responsável pelo caixa dois em dólar, seria a mesma conta com a qual teriam sido pagas "propinas" de mais de US$ 2 milhões.

(Cristina Vidigal / Agência Senado)

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: