Corte de verbas prejudica as Forças Armadas, diz Flexa Ribeiro

Da Redação | 10/11/2005, 00h00

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) afirmou nesta quinta-feira (10) que a falta de verbas prejudica a atuação das Forças Armadas e que a Marinha vive em "estado de penúria", em decorrência dos "crescentes cortes no orçamento" impostos pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o senador, a ausência de recursos compromete a segurança nacional e acarretará a extinção da esquadra brasileira em menos de 20 anos.

- O sucateamento da Marinha compromete a proteção da costa atlântica e das plataformas de petróleo, a assistência hospitalar aos ribeirinhos da Amazônia e as ações desalvamento no mar, acarretando o descumprimento de convenções internacionais das quais o Brasil é signatário - afirmou o senador.

Em seu discurso, Flexa Ribeiro adiantou que o senador Wellington Salgado de Oliveira (PMDB-MG) requisitou a criação de uma subcomissão, no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), destinada a avaliar a situação atual das Forças Armadas.

Flexa Ribeiro também saudou a passagem do 59º aniversário do jornal O Liberal, de Belém (PA), a ser comemorado no dia 15 deste mês. Segundo ele, a publicação, fundada pelo jornalista Rômulo Maiorana, já falecido, foi a primeira da região Norte a utilizar o sistema de impressão off-set e hoje é lida diariamente por oito entre cada dez habitantes da capital paraense.

(Paulo Vasco)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: