Aprovado indiciamento de Poleto

Da Redação | 10/11/2005, 00h00

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos aprovou nesta quinta-feira (10), durante o depoimento do ex-assessor da prefeitura de Ribeirão Preto (SP) Vladimir Poleto, o indiciamento dele por falso testemunho. O requerimento para solicitar que o Ministério Público e a Polícia Federal investiguem Poleto foi apresentado pelos senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), Heráclito Fortes (PFL-PI), Demostenes Torres (PFL-GO), Alvaro Dias (PSDB-PR) e Romeu Tuma (PFL-SP).

A exibição de gravação de entrevista à revista Veja revelou contradições com as informações prestadas por Poleto aos senadores. Na gravação, o ex-assessor admite ter transportado de Brasília para Campinas dólares (1,4 milhão ou 3 milhões) supostamente doados por Cuba ao PT, para a campanha presidencial de 2002, o que negou no depoimento.

- Em nenhum momento eu falei que transportei dólares, nem mesmo na gravação. Quem mencionou que eu transportei dólares foi o Policarpo [Junior, jornalista de Veja] - insistiu Poleto.Sobre as afirmações que ele faz na gravação de que tinha sido informado posteriormente pelo então secretário de Fazenda de Ribeirão Preto, Ralf Barquete (falecido em 2004), de que havia na verdade milhões de dólares dentro das três caixas transportadas e não uísque, Poleto respondeu que essa versão era apenas "buchicho, zunzunzum".

Requerimento do senador Magno Malta (PL-ES), também aprovado, determinao envio das notas taquigráficas do depoimento e da degravação da entrevista à Veja ao Ministério Público, para que este possa pedir a prisão preventiva de Poleto por "ter mentido à CPI".

(Rafael Faria)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)