Ana Júlia elogia Programa Luz para Todos por levar energia elétrica às populações pobres do Pará
Da Redação | 10/11/2005, 00h00
O programa Luz Para Todos do governo federal foi elogiado em Plenário, nesta quinta-feira (10), pela senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), por levar energia elétrica a inúmeros municípios das regiões mais pobres do Pará, com investimentos da ordem de R$ 113 milhões. Até agora, foram atendidos, segundo a senadora, 68 mil pessoas e o número recorde de 500 comunidades. Ela salientou que a chegada de energia elétrica possibilitará a expansão das atividades produtivas, gerando mais renda para as famílias.
A senadora citou o exemplo do município de Garapé-Mirim, onde cerca de 800 pessoas foram beneficiadas e 170 casas atendidas, e o de Moju, que, com investimentos de cerca de R$ 1 milhão, atendeu 300 domicílios. Ana Júlia afirmou que para "quem já nasceu na luz" talvez seja difícil imaginar a alegria de pessoas que entram em contato com a energia elétrica e seus benefícios pela primeira vez.O mérito do governo Luiz Inácio Lula da Silva está, na opinião da senadora, em ter lembrado das populações esquecidas por diversos governos anteriores.
Ana Júlia ressaltou que o programa estabelece critérios e prioridades. São selecionados municípios comÍndice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média, aqueles com atendimento por rede de energia elétrica inferior a 85%, comunidades próximas a escolas públicas, unidades de saúde e comunidades quilombolas. A senadora ressaltou a importância dos comitês gestores, regionais e estaduais, na supervisão do programa.
(Cristina Vidigal)
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: