Osmar Dias aponta dados negativos na indústria e na agricultura
Da Redação | 09/11/2005, 00h00
O senador Osmar Dias (PDT-PR) acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, de estarem desinformados em relação aos rumos da agricultura e da indústria nacional. Enquanto declarações recentes das duas autoridades sinalizariam que vai tudo bem nos dois setores, o parlamentar revelou dados de levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados pelo Folha OnLine, que apontam queda de 2% na produção industrial entre agosto e setembro.
Se a conjunção de altas taxas de juros, desvalorização do câmbio e redução do consumo explicaria a baixa no desempenho industrial, a agricultura sofreria com a elevada taxação dos insumos, queda brutal na cotação do dólar em relação ao real e falta de crédito ao produtor. Segundo Osmar Dias, os bens de consumo duráveis (veículos e eletrodomésticos) e os semiduráveis (roupas e calçados) e não-duráveis (alimentos) amargaram, respectivamente, queda de 8,9% e 3,4% em setembro. Na agropecuária, foram gerados cerca de 219 mil empregos entre janeiro e julho deste ano, uma redução de 19% em relação ao mesmo período de 2004.
- Isso é o que está fazendo o governo Lula pela agricultura brasileira. Vou alertar o presidente Lula e o ministro Palocci para que se informem direito, pois a situação vai se agravar em 2006 - advertiu.
(Simone Franco)
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: