Mundo será dos que têm conhecimento, alerta Maciel

Da Redação | 09/11/2005, 00h00

O mundo tende a se dividir entre os que sabem e os que não sabem, alertou o senador Marco Maciel (PFL-PE), citando o filósofo italiano Norberto Bobbio, falecido recentemente. Por isso, ele considerou oportuno o debate sobre a retomada da construção da usina nuclear de Angra 3, tema de audiência pública promovida nesta quarta-feira (9) pela Subcomissão de Ciência e Tecnologia, vinculada à Comissão de Educação (CE).

- Precisamos investir cada vez mais em educação, ciência e tecnologia - afirmou Maciel durante a audiência.

Apesar de admitir não ter uma posição "muito favorável" à retomada de Angra 3, usina que teria capacidade de gerar 1.350 megawatts (MW), o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) também elogiou a audiência e apontou a necessidade de se promoverem novos debates a respeito do planejamento do setor elétrico brasileiro. Saturnino disse que o Senado dispõe de pouca informação, por exemplo, sobre os reatores nucleares que poderão ser construídos no país com tecnologia brasileira.

Também demonstrou interesse por esses reatores nacionais o senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE). A seu ver, o governo deveria pensar nessa alternativa para reduzir os custos da implantação de novas centrais.

Na opinião do senador Marcelo Crivella (PMR-RJ), que também participou da audiência, o programa nuclear brasileiro é "irreversível", e o país deve caminhar nessa direção. O senador Augusto Botelho (PDT-RR) disse que torceria para que os ambientalistas não viessem a atacar o programa, uma vez que existe novo risco de "apagão" no país.

Ao final da audiência, o senador Flávio Arns (PT-PR), presidente da subcomissão, elogiou a competência dos convidados e a profundidade do debate.

(Marcos Magalhães)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: