Senado leva teatro de bonecos para Gravataí (RS)
Da Redação | 08/11/2005, 00h00
A Escola Municipal Santa Madalena, de Gravataí (RS), teve um dia diferente nesta terça-feira (8). O funcionário da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep) do Senado, Josias Wanzeller da Silva, realizou duas apresentações do espetáculo de mamulengo O Casamento de Chiquinha Muito Prazer com Tião Sem Sorte para os mais de 200 alunos matriculados. A arte popular nordestina fez sucesso em território gaúcho.
- A participação e a interação foram enormes. Para os nossos alunos, qualquer manifestação cultural é novidade. Sequer estas crianças têm acesso às informações publicadas pela imprensa, pois quando pegam um jornal é para juntar e vender no quilo. Foi uma oportunidade de crescimento para eles. Infelizmente, fora do ambiente escolar, a vida é muito difícil para a maioria - afirmou a diretora da escola, Simone Coelho de Souza.
Segundo a futura diretora da Escola Santa Madalena, Marisa Rosane - que será empossada no cargo em meados de dezembro para um mandato de três anos - a maioria dos pais dos alunos sobrevive do que arrecada catando lixo. Moradores do bairro Rincão da Madalena, a quatro quilômetros do centro de Gravataí, eles moram em casas de madeira sem esgoto, energia elétrica ou coleta regular de lixo.
Marisa Rosane, que foi eleita semana passada, para o cargo de diretora com 98,2% dos votos - em eleição que contou com a participação de alunos, professores e funcionários - revelou que, para muitos alunos, a merenda escolar é a principal refeição do dia. Os índices de violência no Rincão da Madalena estão entre os mais elevados de Gravataí.
O Rincão da Madalena foi criado em 1991, quando o então prefeito da cidade mandou limpar o local para abrigar famílias que haviam invadido uma área no bairro Morada do Vale. Ainda hoje as ruas não são pavimentadas. Um posto de saúde, com 356 metros quadrados, está em fase de conclusão. Atualmente o atendimento médico é feito em um trailer.
Repercussão
Alegria, espanto, surpresa, medo, atenção... Duas centenas de pares de olhos vidrados na história que se desenrolou na abertura da empanada que serviu de palco para os bonecos interagirem no teatro de bonecos executado por Josias Wanzeller. Rafaela Pezente, 8 anos, que embora matriculada na Escola São Marcos, também em Gravataí, foi ver o mamulengo na Santa Madalena, confessou ao final achou tudo mais divertido do que imaginava.
- Eu nunca tinha visto um teatro de bonecos, só assisti a duas peças de gente. Achei muito legal. Tive um pouco de medo quando a cobra apareceu e engoliu Chiquinha, Tião e o coronel pai de Chiquinha - afirmou Rafaela.
(Roberto Homem)
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: