Convidados defendem insumos agrícolas genéricos em audiência na CRA

Da Redação | 08/11/2005, 00h00

O senador Gilberto Goelner (PFL-MT) disse durante audiência pública, realizada nesta terça-feira (8) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que os agricultores brasileiros reclamam do alto custo de produção e afirmou que a agilização do processo de registro de insumos agrícolas genéricos vai possibilitar um mercado mais competitivo.

Para o técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), João Carlos de Souza Carvalho, o preço dos insumos agrícolas no Brasil é alto devido à política de registro dos produtos. Segundo ele, esta política favorece a concentração de empresas e interfere na livre concorrência. Ele também informou que produtores agrícolas estão falidos e compram insumos do Uruguai, onde alguns produtos são até 276% mais baratos que no Brasil.

O aumento do agronegócio brasileiro não teve o mesmo aumento proporcional da infra-estrutura para atendimento das demandas, segundo o diretor de programas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eleotério da Silva. Ele informou que há quatro vezes mais investimento na área animal do que na vegetal e disse que há necessidade de um trabalho equitativo entre a pecuária e a agricultura no país.

A deputada Kátia Abreu (PFL-TO), que é membro da CRA da Câmara dos Deputados, informou que apenas 12 empresas controlam 90% do mercado de insumos agrícolas na América latina. Ela disse que o negócio dos defensivos é crescente e que traz prejuízo à agricultura, principal participante da balança comercial brasileira.

Por sugestão da deputada, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, poderá falar sobre o assunto em audiência pública conjunta das comissões da Câmara e Senado.

(Iara Borges)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: