Antero Paes de Barros acusa ministro da Justiça de sonegar informações à CPI dos Correios

Da Redação | 08/11/2005, 00h00

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) acusou o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, de sonegar informações solicitadas pela CPI Mista dos Correios e de vazar as mesmas informações para a imprensa. Em discurso feito nesta terça-feira (8), o senador disse que o comportamento do ministro está criando um conflito entre os poderes Executivo e Legislativo.

As informações sonegadas, segundo o senador, referem-se aos depósitos ocorridos nas contas do publicitário Duda Mendonça no exterior. Elas teriam sido enviadas ao governo brasileiro por autoridades dos Estados Unidos. Bastos teria afirmado, ainda de acordo com Antero Paes de Barros, que essas autoridades teriam pedido que as informações não fossem disponibilizadas para a CPI dos Correios por temer que esses dados, que são sigilosos, fossem divulgados para a imprensa, como teria acontecido durante as investigações da CPI do Banestado, cujo presidente foi o senador pelo Mato Grosso. O parlamentar classificou a justificativa de mentirosa.

Antero Paes de Barros exemplificou sua afirmações com uma reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo, em que são fornecidos detalhes sobre as operações realizadas entre o doleiro Kalid Antônio e o publicitário Duda Mendonça. Esses detalhes estariam contidos nos documentos enviados dos Estados Unidos. Para o senador, somente o ministro da Justiça poderia ter vazado essas informações.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que o governo tenta atrapalhar os trabalhos das CPIs sonegando informações e retardando procedimentos.

(Moisés Nazario)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: