TV Digital deve ser testada na Copa de 2006

Da Redação | 07/11/2005, 00h00

O sistema digital de televisão deve ser testado no Brasil na Copa de 2006. Este é o objetivo do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que participou de audiência pública realizada nesta segunda-feira (7) pelo Conselho de Comunicação Social (CCS) no Senado Federal. O ministro anunciou que até o final do ano o modelo elaborado pelos grupos de desenvolvimento do sistema brasileiro de TV Digital deverá ser concluído.

 O modelo que está sendo desenvolvido mistura a tecnologia utilizada internacionalmente com soluções para a realidade brasileira - afirmou o ministro.

Hélio Costa disse que o passo seguinte será levar a proposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que sejam definidos o padrão de modulação e as ferramentas de informática e eletrônica a serem utilizados. De acordo com o ministro, uma das exigências do governo é de que a TV Digital seja aberta, já que a maioria dos brasileiros não tem acesso à TV a Cabo. Segundo ele, na primeira semana de janeiro, o modelo já estará estabelecido, permitindo dessa forma que as emissoras se preparem para transmitir pelo sistema digital em julho.

 Além da melhora na qualidade de imagem e som, a TV Digital proporciona interatividade e o aumento do número de canais, o que contribui para a democratização do meio - ressaltou Costa.

O ministro defendeu que as empresas de comunicação possam utilizar recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como qualquer outra empresa. Ele argumentou que mais de 40% dos recursos do banco deixam de ser aplicados por falta de candidatos aos empréstimos.

 Não se trata de financiamento a fundo perdido, pelo contrário. Trata-se de um empréstimo bancário como outro qualquer - afirmou o ministro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: