Temporal inunda praça onde se realiza Feira do Livro de Porto Alegre
Da Redação | 07/11/2005, 00h00
Um temporal que atingiu a região metropolitana de Porto Alegre na noite da última sexta-feira (4) provocou a antecipação do horário de fechamento da feira do livro da cidade, pela primeira vez em 51 anos de funcionamento. A estação meteorológica do sistema de comunicação Rede Brasil Sul (RBS) registrou ventos de 79 km/h e a queda de 33mm de água em 60 minutos. Choveu durante mais de uma hora.
A chuva mereceu destaque na imprensa gaúcha e também ocupou espaço nas emissoras de tv em rede nacional. Na Praça da Alfândega, no centro da capital do Rio Grande do Sul, onde está sendo realizada a 51ª Feira do Livro de Porto Alegre, a água invadiu estandes e bancas, destruiu mercadorias e avariou equipamentos eletro-eletrônicos. O estande do Senado não escapou ileso do temporal.
Os fortes ventos e a chuva que inundou ruas e avenidas, além de provocar o caos no trânsito da capital gaúcha, começaram às 20 horas. Com a inundação da Praça da Alfândega os organizadores Feira de Porto Alegre encerraram as atividades do evento às 20h30, uma hora antes do horário costumeiro. Muitas pessoas procuraram o estande do Senado para se abrigar do temporal.
Algumas obras estocadas no estande do Senado sofreram avarias. Equipamentos de informática ficaram molhados. O computador no qual fica armazenado o caixa de registros de vendas teve que passar por um processo de manutenção para poder ser ligado novamente.
O estande do Senado não foi aberto ao público no sábado (5). Os integrantes da Comissão de Feiras de Livro aproveitaram o dia para enxugar os livros que não foram danificados totalmente, reorganizar os estoques e as prateleiras, providenciar junto à montadora do evento reparos na cobertura e também realizar a secagem e manutenção dos equipamentos eletrônicos.
(Roberto Homem)
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: