Suassuna mostra preocupação com queda do PIB da Paraíba e do Nordeste

Da Redação | 07/11/2005, 00h00

Em discurso nesta segunda-feira (7), o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) registrou relatório divulgado na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo o qual o Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba caiu, contribuindo com apenas 0,9% do PIB Nacional em 2003.Segundo Suassuna, a participação da Paraíba é quase a mesma de 1985, quando era de 0,7%.

- Se considerarmos o aumento da população, o PIB paraibano está basicamente igual a 1983 - lamentou o senador, fazendo uma comparação com o Ceará, que estaria contribuindo com o dobro da Paraíba no PIB Nacional.

Suassuna lamentou também a queda de 0,3 ponto percentual no PIB do Nordeste, que caiu de 14,1%, em 1983, para 13,8%, em 2003, apontando para o empobrecimento da região.

O senador pela Paraíba cobrou do governo a realização de obras estruturais e investimentos em educação, especialmente a criação de universidades públicas, como solução para a melhor qualificação do trabalhador nordestino e diminuição do "gap" que separa o Nordeste do Sul do país.

Suassuna defendeu a volta da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), nos moldes existentes na época de sua criação e cobrou do governo federal verbas e orientação para a industrialização do estado, que sofre com a evasão de indústrias devido à perda de importância econômica do algodão e do abacaxi, entre outros produtos.

(Cristina Vidigal)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: