Renan ressalta importância da imprensa livre

Da Redação | 07/11/2005, 00h00

"A liberdade de imprensa, um dos pilares da democracia, é hoje uma realidade em nosso país. Nossa mídia critica, denuncia, aponta erros e cobra resultados". Essa foi a análise feita nesta segunda-feira (7) pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, durante o seminário O Poder Judiciário e a Imprensa, realizado em Recife em comemoração aos 180 anos de fundação do jornal Diário de Pernambuco.

Ao discorrer sobre as relações entre a imprensa e a democracia, Renan frisou a necessidade de estabelecer um marco regulatório para a democratização do acesso às informações públicas. A transparência dos atos do governo e a fiscalização intensa das atividades do poder público foramidéias defendidas pelo presidente do Senado, para quem"o melhor detergente para a corrupção é o sol".

Renan Calheiros saudou a proliferação de novas mídias, como os blogs e as rádios comunitárias, ressaltando a sua importância para a ampliação do acesso às informações. Ele observou ainda que a busca apaixonada pela verdade pode levar a mídia a cometer excessos, mas lembrou que, para coibi-los, existe a Justiça. Renan sublinhou, entretanto, que, se a imprensa deve fiscalizar de perto a atuação dos representantes do povo, deve fazê-lo com responsabilidade.

(Moisés Nazario)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: