Paim anuncia chegada a Brasília de marchas "Zumbi mais dez"

Da Redação | 04/11/2005, 00h00

O senador Paulo Paim (PT-RS) comunicou, em discurso no Plenário nesta sexta-feira (4), que cerca de 50 mil pessoas devem chegar a Brasília para participar das duas marchas "Zumbi mais dez" dos dias 16 e 22 de novembro. Paim destacou que essas manifestações estão pautadas pelo Estatuto da Igualdade Racial, proposto em projeto de sua autoria que o senador quer ver aprovado e sancionado antes do dia 20 deste mês, data em que será celebrada a passagem dos 310 anos da morte de Zumbi dos Palmares.

Paim disse que o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), relator da proposta que institui o Estatuto da Igualdade Racial (PLS 213/03), prometeu apresentar o parecer até a próxima quarta-feira (9) perante a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde se encontra a matéria. O senador disse também que a Câmara dos Deputados pretende acelerar a aprovação do Estatuto para possibilitar a sanção da lei ainda em novembro.

As centrais sindicais também devem estar em Brasília este mês, conforme informação do senador gaúcho. Segundo Paim, representantes dessas entidades vêm apoiar a aprovação do salário mínimo de R$ 400,00, conforme proposta também de sua autoria (PLS 314/05).

Em seu pronunciamento, Paim ainda cumprimentou os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Aldo Rebelo, pela retomada dos debates sobre a reforma eleitoral e pelos esforços para votá-la ainda este ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: