Eduardo protesta diante das elevadas tarifas de energia elétrica no Tocantins
Da Redação | 03/11/2005, 00h00
O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) pediu, nesta quinta-feira (3) providências do governo do seu estado para reduzir as tarifas de energia elétrica. Para ele, é um contra-senso que elas sejam tão elevadas, já que o Tocantins, com suas fontes abundantes de água, exporta energia para o resto do país.
Embora seja sócio em 49% das centrais elétricas, o governo do estado, segundo Eduardo Siqueira Campos, alega que tal providência caberia à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneeel). Mas, para o parlamentar, o governo pode, sim, fazer muito, a começar pela redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Existem estados, salientou ele, que isentam o consumo de até 120 KWh.
De qualquer forma, o senador informou que apresentou à Aneel um requerimento solicitando a decomposição da tabela que fixa o preço da energia elétrica, para que a população saiba exatamente o que está consumindo.
- Precisamos entender o que exatamente está originando o preço maior da tarifa de energia elétrica em nosso estado. O Tocantins tem que ser competitivo, tem que crescer, e a energia é a maior riqueza de um povo - disse.
Eduardo Siqueira Campos recebeu apartes dos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Mão Santa (PMDB-PI).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: