Alvaro Dias defende reforma política para que Congresso recupere a credibilidade

Da Redação | 03/11/2005, 00h00

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) indicou nesta quinta-feira (3) uma reforma profunda no sistema político e eleitoral como saída para o Congresso Nacional e as instituições democráticas reaverem a credibilidade. Para o senador, as instituições estão desacreditadas, e o Parlamento, "rejeitado pela opinião pública". Ele acrescentou que o descrédito é tal que se aprofunda dia a dia por conta de "um modelo político superado, condenado pela população brasileira".

- O povo brasileiro daria uma surra no Congresso Nacional por não ter tido a competência necessária para dar ao país um novo sistema político - disse o senador na tribuna, aludindo às recentes referências de parlamentares sobre a possibilidade de dar "uma surra" no presidente Lula.

Alvaro Dias lembrou que o Senado já aprovou os principais pontos da reforma política, como o financiamento público de campanhas, a cláusula de barreira e a federação de partidos. Mas, observou, "a Câmara ignorou o que teve origem no Senado, atrasando os procedimentos".

O senador também defendeu a reforma política como forma de reduzir os custos das campanhas eleitorais. Segundo ele, os elevados gastos exigidos dos candidatos são uma das raízes da corrupção.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: