Alberto Silva sugere a construção de reservatórios baratos para resolver problema da seca
Da Redação | 03/11/2005, 00h00
O senador Alberto Silva (PMDB-PI), preocupado com a seca no Nordeste, sugeriu ao governo federal, nesta quinta-feira (3), a construção de calhas e reservatórios forrados com lonas plásticas nos pequenos povoados, destinados a coleta de água da chuva, como solução de baixo custo para o atendimento de um milhão de pessoas.
- Em toda seca, nunca chove menos que 250 milímetros. Uma chuva de 30 milímetros coloca 30 litros de água por metro quadrado, num total de 300 metros cúbicos de água por hectare - explicou.
Alberto Silva disse que as cisternas construídas pelo governo, por serem de cimento, não resistem muito tempo e contaminam a água. Já o carro-pipa, na opinião do parlamentar, deveria receber um filtro, que já é utilizado pelo Exército.
Para resolver o problema da fome, a sugestão de Alberto Silva é que o governo faça estoque de soja e distribua à população afetada pela seca. Ele explicou que meio quilo do grão propicia quatro litros de leite e 20 bifes, que poderiam alimentar de forma mais consistente crianças de diversas idades, em substituição às cestas básicas. Além da soja, o parlamentar pelo Piauí, sugeriu o plantio de feijão ligeiro, em valas que retêm a água das chuvas,e de mamona.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: