Valadares defende liberdade de imprensa, mas critica abusos da mídia

Da Redação | 01/11/2005, 00h00

"Os meios de comunicação possuem grande poder formativo e, como qualquer poder, devem estar submetidos a controles democráticos institucionalizados eficientes e transparentes". A frase é trecho de um artigo lido em Plenário nesta terça-feira (1º) pelosenador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). O texto, publicado pela revista Carta Capital, foi escrito pela professora de sociologia Walquíria Leão Rego, da Universidade de Campinas (Unicamp).

Antônio Carlos Valadares reconheceu que existem órgãos de imprensa que praticam abusos, mas ressalvou que não concorda completamente com o artigo da professora. Para ele, há, no país, veículos informativos "que trabalham em um ambiente de liberdade e democracia". Ele também ressaltou a importância da liberdade de imprensa, considerando-a um dos pressupostos da cidadania.

Em seu artigo, Walquíria Leão Rego defende que a imprensa, reconhecida como um "quarto poder", precisa ter mecanismos institucionais de vigilância. Afirmando que não há notícia imparcial, a autora alerta para o perigo de que interesses privados se apropriem da esfera pública e instalem um "despotismo midiático".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: