Ministro da Educação falará sobre greve de professores universitários
Da Redação | 01/11/2005, 00h00
O ministro da Educação, Fernando Haddad, será convidado a falar, na Comissão de Educação (CE), a respeito da greve dos professores das universidades federais, que se prolonga há quase dois meses. Requerimento nesse sentido, de autoria do senador Mão Santa (PMDB-PI), foi aprovado nesta terça-feira (1) pelo colegiado.
Ao defender sua proposta, Mão Santa observou que nem no período dos governos militares, quando ele mesmo freqüentou uma universidade pública, ocorreram greves como as atuais. Ele lamentou ainda que a paralisação esteja prejudicando os jovens que desejam dar prosseguimento a seus estudos.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) considerou a iniciativa "extremamente pertinente", uma vez que professores e alunos das universidades federais já estariam "desesperados" diante da falta de perspectiva de solução da greve. Ele anunciou ainda que apresentará projeto de lei instituindo a reforma universitária - texto que inicialmente pensou em sugerir como substitutivo da proposta do governo, cujo envio ao Congresso Nacional foi adiado. Sem uma reforma universitária, advertiu, o Brasil vai continuar perdendo espaço para outros países na competição internacional.
Para o senador Leonel Pavan (PSDB-SC), seria importante os governos cumprirem compromissos - o que não teria, a seu ver, ocorrido no caso atual - para evitar novas greves. A proposta de Mão Santa também foi defendida pelos senadores Marco Maciel (PFL-PE), Wellington Salgado de Oliveira (PMDB-MG) e Leomar Quintanilha (PCdoB-TO).
Em decisão terminativa, a CE aprovou dois projetos destinados a nomear viadutos. O primeiro deles (PLS 201/05), de autoria de Quintanilha, dá o nome de "Clifton Braga Nunes" a obra localizada no município de Gurupi (TO). O segundo (PLC 77/05) nomeia de "Colonizador Ênio Pipino" viaduto situado no trevo de acesso à cidade de Sinop (MT).
Receberam parecer favorável da CE dois projetos provenientes da Câmara. O PLC 80/05 institui o Dia Nacional da Matemática em 6 de maio, data de nascimento do matemático, educador e escritor Malba Tahan - autor, entre outros títulos, de O Homem que Calculava, que já conta com mais de 40 edições. O PLC 79/05 institui o dia 5 de maio como Dia Nacional do Líder Comunitário.
A requerimento de Leonel Pavan, a comissão decidiu realizar nova audiência pública a respeito da regulamentação da profissão de publicitário. Também foi aprovado requerimento de José Jorge (PFL-PE) para a realização de audiência pública destinada à discussão do Projeto de Lei do Senado 409/03, que trata da criação de Fundação de Pesquisa Universitária, a ser mantida por instituições privadas de ensino superior. A comissão aprovou ainda parecer favorável a projetos de decreto legislativo que tratam do funcionamento de emissoras de rádio.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: