José Jorge critica falta de investimentos em setores básicos

Da Redação | 01/11/2005, 00h00

O senador José Jorge (PFL-PE) criticou, nesta terça-feira (1), o que considera a incapacidade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva de investir nos setores sociais mais relevantes, como educação, segurança pública, transporte e reforma agrária.

Segundo ele, é na área da educação que o governo demonstra maior incompetência, o que, a seu ver, poderia ser comprovado diante da falta de habilidade em lidar com a greve dos professores universitários, que já dura mais de dois meses. José Jorge disse acreditar que é muito provável que o governo Lula chegue ao final sem que a sua promessa de reformar o ensino superior se concretize. Segundo afirmou, sua opinião está baseada no que considera os sucessivos fracassos registrados nas tentativas de aprovar o projeto da Reforma de Universitária.

- Esse descaso com a educação é mais um exemplo do distanciamento que existe entre o Lula candidato e o Lula presidente. Enquanto o país patina, a Venezuela, a mais nova paixão do presidente, anuncia ser um país livre do analfabetismo, com o aval da Unesco.Essaera uma das muitas promessas de Lula para o Brasil, comentou José Jorge.

O senador criticou duramente o que denominou a metamorfose do Bolsa Escola em Bolsa Família. Ele classificou o programa de "assistencialista e eleitoreiro". O parlamentar disse temer que o Bolsa Família crie as "famílias da bolsa".

José Jorge recebeu aparte do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que concordou com as críticas feitas ao Bolsa Família, que promoveria a "perenização da miséria".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: