ACM denuncia irregularidades nos fundos de pensão

Da Redação | 01/11/2005, 00h00

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) denunciou, nesta terça-feira (1º),irregularidades praticadas pelo governo federal na gestão dos recursos dos fundos de pensão das estatais. Ele citou conclusões de relatório elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que apontam indícios de fraudes quanto à atuação dos fundos no mercado de capitais, nas aquisições imobiliárias, e nos investimentos financeiros.

- As conclusões do TCU vêm confirmar todos os piores pressentimentos. A administração dos recursos dos fundos mistura a lambança administrativa e a má fé, o aparelhamento político, o clientelismo e a visão patrimonialista já esperada do Partido dos Trabalhadores - disse o senador.

De acordo com o relatório citado por Antonio Carlos, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Secretaria de Previdência Complementar (SPC) teriam sido negligentes em sua tarefa de fiscalizar os fundos.

Antonio Carlos acrescentou que o TCU também investigou denúncias relativas a financiamento de campanhas eleitorais.

- Não se trata de financiamento direto, mas de operações triangulares, envolvendo compra de ações de empresas que, posteriormente, contribuíram para a campanha de candidatos - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: