Pimenta da Veiga teria direcionado verbas de publicidade para MG

Da Redação | 25/10/2005, 00h00

Em depoimento à sub-relatoria de Contratos da CPI mista dos Correios, Egydio Bianchi, ex-presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos nos anos de 1999 e 2000, durante o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, afirmou que o então ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, direcionou verbas de publicidade da estatal para empresas de Minas Gerais, estado no qual atuava politicamente.

Bianchi também informou que Pimenta da Veiga e alguns parlamentares procuraram reverter a decisão que por ele tomada de romper o contrato de prestação de serviços que os Correios mantinham com a Vasp, em virtude da companhia de aviação ter falsificado documentos para poder trabalhar com a administração pública. Por outro lado, ele comentou que, quando o então ministro tomou conhecimento das irregularidades cometidas pela Vasp, parou de pressionar.

Indagado pelo sub-relator, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), Egydio Bianchi negou que parte da campanha de reeleição de Fernando Henrique Cardoso tenha sido financiada por recursos não contabilizados. Ele trabalhou como ordenador de gastos nas áreas de tratamento de informação e também atuou como vice-presidente do comitê de finanças.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)